domingo, 6 de abril de 2008

Charlton Heston

É assim que me lembro dele, como Judah Ben-Hur e como Cid, el Campeador, mais ou menos por volta de 1967. Vi imensas vezes o "Ben-Hur". A última há poucos dias, por altura da Páscoa. Sei sempre o momento exacto em que cai o tijolo, até sei algumas falas de cor... Mas impressiona-me sempre uma cena do naufrágio e a corrida das quadrigas continhua a empolgar--me. "El Cid" só vi uma única vez, não sei se passou alguma vez na televisão. Apesar disso ainda me lembro da cena do casamento na qual Sofia Loren, a apaixonada do Cid, aparecia com um vestido de noiva vermelho lindíssimo. Soube depois que era essa a cor apropriada para uma noiva da alta nobreza, naquela época. (Mais tarde fiquei a saber que o branco era usado por todas as rainhas viúvas de França. Melhor que o preto, sem dúvida! Pelo menos não pareciam uns urubus!) Talvez se deva a estas "bisbilhotices" que o vestido de noiva branco nunca me disse nada. E o preto do luto também não.
Polémicas à parte, conservador ou não, defensor ou não do uso de armas para defesa própria, este era um dos meus actores preferidos e morreu hoje, aos 84 anos.

Sem comentários: