quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mosteiro de Santa Clara-a -Velha

"O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, que reabriu ao público há praticamente um ano, após séculos de abandono e anos de requalificação, acaba de conquistar um dos mais importantes galardões europeus: o Europa Nostra 2010.
O prémio, que distingue o que de melhor se faz pela salvaguarda do património cultural na União Europeia, é entregue, a 10 de Junho, numa cerimónia enquadrada nas celebrações de Istambul Capital Europeia da Cultura 2010, na Turquia. O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha venceu na categoria de conservação e restauro. Foi o único monumento português distinguido, contou, ao JN, Artur Côrte-Real, arqueólogo e coordenador do espaço.
(...).O anúncio chega numa altura em que o Mosteiro celebra, praticamente, um ano de vida, com mais de 50 mil visitantes e muitos projectos em vista. Entre eles, a apresentação de um novo doce conventual, denominado "clarissinha de Coimbra", com base nos resultados da investigação, e a criação de uma horta monástica.
Este último projecto, que tem a colaboração da Escola Superior de Educação de Coimbra, pretende recriar a horta das clarissas, com os produtos que se apurou existirem à época, e servir de palco a oficinas pedagógicas. (...) As primeiras oficinas para crianças já estão em curso.
Lembre-se que o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, erguido nas margens do rio Mondego no início do séc XIII, esteve enterrado no lodo durante sete séculos. Quando já ninguém acreditava, o espaço ressurgiu, recuperado com grande rigor, e cheio de dinâmica."
Carina Fonseca

Sem comentários: