segunda-feira, 19 de março de 2007

Feriado Pessoal - 16 de Março

Foi há dois dias, em grande parte passado na escola. Os colegas cantaram-me os "Parabéns" logo às 8.30h. Foi a Celeste que deu o alarme. Fica-se sempre com cara de tola, claro, mas sabe bem. À noite as minhas meninas fizeram-me um jantar surpresa muito simpático e que apreciei sobremaneira por ter sido pensado pelas duas. Essa foi a melhor prenda que me dar. Claro que, como alguém dizia na "Senhora do Destino", não há festa de família que se preze sem um bom "barraco" e aí foram três a empenhar-se: duas sobrinhas e uma tia. Fizeram o seu melhor! Até se esqueceram de que eu estava ali, fazia anos e odeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiio cenas! Esta parte é para esquecer. Para recordar fica a ida ao Porto no dia seguinte. Passei um dia óptimo! Estive na Fundação de Serralves, vi " A Rainha", dei uma vista de olhos pelo Arrábida Shopping, passeei por Matosinhos, pela Ribeira do Porto, pelas docas de Vila Nova de Gaia. Também jantei num restaurante amoroso onde se come divinamente: o "Cafeína", na Foz. E tudo isto acompanhada pelo Jorge que se tem mostrado um verdadeiro cavalheiro: delicado, atencioso e charmoso para além de simpático (o de há uns anos atrás desapareceu misteriosamente para parte incerta! Não foi só ele. O meu alter ego também, felizmente!).Foi um bom aniverário! Apesar dos pesares!

sexta-feira, 9 de março de 2007

Dia Internacional da Mulher


A Paula mandou-me esta "brincadeirinha". Eu já me escolhi. Sou a segunda a contar da direita, a loirinha.

terça-feira, 6 de março de 2007

Colírio


Este bloguinho está muiiiiiiiiiiito cinzentão. Vamos lá enfeitá-lo um bocadinho!



Os Moodlers de Inês de Castro

Moodlers???? Será a forma medieval para assassinos? lacaios? servos? da pobre Inês de Castro? Nãoooooooo! São uns quantos profs. da Escola Inês de Castro, de Coimbra.Um grupinho misto de profs dedicadíssimos, carolas convictos, de que eu, a refilona-mor,também faço parte, imagine-se! Refilo, digo mal da minha vida estraçalhada pela ministrinha, lamento-me por ainda só fazer 57 anos daqui a dias e não 60( início da minha libertação) e depois meto-me nesta aventura... (Até me parece ouvir a ministrinha a rir-se à maneira do Garfield!!!!!).Mas não é que estou mesmo a gostar? As sessões duram 2h e 30m... mas passam a correr.Não me dá fome, não vou à casa-de-banho, nem atendo o telemóvel! E depois na Escola, aos intervalos só se vêem moodlers no computador a fazer osTPC´s, a ajudarem-se nas tarefas, a trocarem impressões. É giríssimo!
Talvez seja esta a janela que se me abre para os próximos anos, quando a porta que eu já via escancarada se fechou com grande estrondo...

Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de Março é comemorado, pelas Nações Unidas, como Dia Internacional da Mulher desde 1975.O primeiro Dia Nacional da Mulher terá sido celebrado nos Estados Unidos a 28 de Fevereiro de 1909, numa celebração que continuou até 1913. A Internacional Socialista, num encontro em Copenhaga, em 1910, estabeleceu o Dia da Mulher, homenageando desta forma os movimentos que lutavam pelos direitos das mulheres e promovendo ainda o sufrágio universal para as mulheres. A proposta foi recebida com entusiasmo numa conferência que contou com a participação de mais de cem mulheres de dezassete países, incluindo as três primeiras mulheres eleitas pelo parlamento finlandês. Como resultado da decisão de Copenhaga no ano anterior, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março pela primeira vez na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suiça. A população feminina reclamava, para além do direito de voto, o direito ao trabalho, à formação e ao fim da discriminação do trabalho. O crescente movimento internacional, apoiado por quatro conferências das Nações Unidas, ajudou a tornar esta celebração um ponto de encontro para coordenação de esforços na demanda pelos direitos das mulheres. É também uma data de reflexão dos progressos alcançados, simbolizando oficialmente a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres O Dia Internacional da Mulher é celebrado hoje por todo o mundo, sendo mesmo designado como feriado nacional em alguns países. Mas a questão igualdade vs diferença não é resolvida pela simples criação de leis – há ainda uma barreira entre a teoria e a prática.Em Portugal, há a destacar o trabalho da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, que foi criada em 1977 com a designação Comissão da Condição Feminina.