segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Uma semana em Bragança

O velho ditado " Nove meses de Inverno, três meses de inferno" foi testado por moi même a semana passada (o inferno, claro!) Mas cheguei a Coimbra e o inferno tinha vindo para cá passar férias. Uff! O calor persegue-me!!!!!! Se fosse para a Madeira, onde as temperaturas são habitualmente amenas, havia de acontecer, como da primeira vez que lá estive, a ilha ser atingida pelos ventos quentes do Saara e virar inferno também. Ainda me lembro do pessoal de lá dizer na altura que aquilo durava ou três ou cinco dias, eu tive sorte: foram três dessa vez.
Fiquei a conhecer muito melhor a cidade e, não fosse o clima e a ausência de mar, acho que até não está mal de todo, há equipamentos novos na área da Cultura e da Saúde com muito bom aspecto e a funcionarem bem, e os velhos como o Castelo, a Igreja e a Domus estão muito bem conservados e com um espaço envolvente muito agradável.
Fomos a Miranda do Douro e adorámos!!!!!!!!!!!! Pena já ter sido o Festival Céltico, tinha sido "a cereja em cima do bolo". Ficaram-me os olhos numa carteira feita por uma artesã de Sendim, mas com loja em Miranda. Faz trabalhos maravilhosos inspirando-se nas velhas e tradicionais capas de honra daquelas paragens. Mas por que é que não comprei a carteira??? Mania que eu tenho de contrariar a minha veia consumista...Se lá voltar em Outubro ou Novembro, nem penso duas vezes,compro-a logo. Fomos também a Rio de Onor,ao Lago de Sanabria e, à boa maneira dos espanhóis, jantámos às 10h mas não em Puebla de Sanabria como queríamos, a fome apertava principalmente à mãe da Dádá, e com fome de grávida não se brinca, acabámos a jantar num bodegon de El Puente que tem um nome muito jeitoso - El Ministro. Aliás, naquela terra até os talhos têm nomes muiiiiiiiiiiito fora do comum, principalmente a "Carneceria de Antonio....."(não escrevo mais nada porque há palavras que não constam do meu dicionário). Aqueles espanhóis são danados! Acho que algum deles nos viu a gozar com o nome e a tirar fotogafias ao néon e nos rogou uma praga: dos cinco, quatro ficámos com rinite alérgica desde esse dia, ora isto não é normal, foi praga na certa.
Durante a semana fomos a Zamora. Estivemos só no centro e sem grande entusiasmo devido ao calor. Almoçámos num restaurante girinho , com o ar condicionado a funcionar, felizmente, onde fomos servidas por umas jovens asiáticas bonitas e simpáticas...Eles estão mesmo por toda a parte...

Sem comentários: