terça-feira, 31 de março de 2009

A minha hortinha

já começou a produzir! Não estão lindos os meus coentros? Apanhei este molhinho para fazer arroz de bacalhau com grão à moda da Guida.

6ª feira, dia 3

o Pedro faz 50 anos...
o Bernardo faz 2 meses (mal medidos já se vê... ele tem mesmo é duas semanas)
a Alexandra vai a uma entrevista em Lisboa
e eu vou fazer chek-in!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! De partida para Londres!

Quem guarda, acha!

O Bê veio passar dois dias a casa da Vó. Uns dias antes a Paula, o Nelo e eu estivemos a montar de novo o berço que era da Ana e que serviu também para o João Gonçalo. Depois de muito bem limpinho, serve agora para o nosso "princeso". Não encontrámos o véu em parte nenhuma, às tantas só aparece quando ele tiver aí uns 20 anos....

sábado, 21 de março de 2009

Não resisto!

"Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:
- Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...
Pedro interrompeu:
- Temos que aprender isso de cor?
André disse:
- Temos que copiá-lo para o caderno?
Tiago perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso?
Filipe lamentou-se:
- Não trouxe o papiro-diário.
Bartolomeu quis saber:
- Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?
Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas? Vamos resolver problemas?
Tadeu reclamou:
- Mas porque é que não nos dás a sebenta e... pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
- Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica
mediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional? Quais são as tuas expectativas de sucesso?
Tens para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?
E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva."

... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

Primavera...


Chegou a Primavera e devia ter chegado só agora o Bernardo, agora é que ele tem 40 semanas. Está tão querido o nosso "pinguim pinceso"... Ontem fomos tomar café ao Parque Verde, estava um dia espectacular, e ele dormiu um rico soninho.

A cerejeira minha vizinha está linda, cheia de flores. Duram só uns dias, é pena! A minha hortinha envasada de ervas aromáticas vai de vento em popa. As folhas de hortelã por este andar vão ficar do tamanho das folhas de couve... Também tenho dois tomateiros, dois pimenteiros e um limonete. Vou ver se arranjo mais algumas... Vamos ver se daqui por uns tempos não venho aqui lamentar-me porque os caracóis me devoraram a hortinha.

terça-feira, 17 de março de 2009

domingo, 15 de março de 2009

O menino na mão das "bruxas"



O menino qase não se vê e a "bruxa-mor" não se vê de todo porque era a fotógrafa de serviço....

quinta-feira, 12 de março de 2009

terça-feira, 10 de março de 2009

E o bricolage continuou...

Este fofo é o meu "sobrinho" Gaspar. Enquanto não chega a menina é ele o menino da casa.
Oh! Faltam os puxadores! Mesmo uma mestra precisa de mais tempo para os finalmente...


no domingo, mas por outras paragens. O resultado foi este quartinho branco de bonecas, multifuncional, já que vai ser o retiro da "senhora dona do baile": cantinho de leitura, salinha de costura e futuramente quartinho de neta, a menina tão desejada pela Paula. Agora que esxperienciei as emoçõesde ser avó, desejo que ela sinta a mesma alegria e sensação de plenitude que eu senti, muito em breve. Vamos lá rapazes!

Fim-de-semana de bricolage e arrumações

No último fim-de-semana, os candeeiros cá de casa ficaram praticamente todos colocados e nos sítios certos; também ficou montada e pronta a ser estreada a mesa nova da sala e umas prateleiras do Ikea na cozinha e na saleta. Ficou tudo muito bem, graças ao beato Manuel José (beatificado em vida pela família e quase de certeza santificado pelo Vaticano daqui por uns anitos). Travou uma dura batalha com o plafond mais pequenino de todos,o busílis de sábado, mas venceu! No domingo passei horas a organizar de maneira mais funcional todos os armários da cozinha, não sei é quanto tempo vai durar tanta arrumação, porque, confesso, eu que sou tão organizadinha no que toca a dinheiros e contas, sou um desastre nos armários, gavetas, secretária, cacifos da escola e papelada de trabalho... Enfim, o caos nunca se instala! Mas simplesmente porque ando sempre em maratonas de arrumações que desarrumo logo de seguida em menos de nada. Também não é assim tão importante. Alguns defeitos tenho que ter,(este e mais alguns, claro!) para não pecar por orgulho, já que vícios também só tenho o dos doces, os outros fui-os perdendo pelas esquinas do tempo. E também não quero ser beata, a vda no céu parece que é um bocado mortiça e eu preferia um bocadinho de agito, não é no Inferno que acontece a movida? Pois então...!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Email´s de colegas

Há dias mandei um email para alguns amigos e colegas do coração anunciando a chegada do Bernardo, anexei também duas fotos dele. Logo nessa noite recebi algumas mensagens a felicitarem-me pela minha subida a AVÓ TITULAR (esta sim, muito importante). No dia seguinte eram imensas. Fiquei muito feliz por poder partilhar este meu estado de enamoramento pelo meu neto. Deixo aqui apenas três, escolhidas ao acaso.
Dizia a João que eu já vejo a luz ao fundo do túnel, é certo que sim, posso pedir a reforma a qualquer momento, embora saia muito penalizada por isso (foi este o prémio por ter começado a trabalhar muito nova e ter sido competente no meu trabalho: mudarem as regras do jogo ao fim de 33 anos de serviço!) Mas já decidi: eu não tive avós, as minhas filhas não tiveram avós, o meu neto vai ter avó, se Deus o permitir. A Teresa dava-me toda a força no seu mail e ela é uma mulher sábia.
Olá A.
Vim agora ao mail e foi uma grande alegria ver o teu Bernardo. Dá os parabéns aos papás, têm um lindo menino, nem parece prematuro. Daqui a uns meses tens q nos ir mostrar o netinho.Falavas das saudades da escola... realmente só os momentos do café… está cada vez mais difícil… saturante, tu já vês a luz ao fundo do túnel...eu nem quero pensar!Um beijinho grande para todos.
Maria João
Parabéns aos pais e avós!
Verás, A., que é uma experiência indizível ser avó; não percas um minuto dos que te estiverem destinados.A reforma é um precioso auxiliar na fruição desses momentos. Quando estou com a minha neta penso no que seria ter testes e preparação de aulas à minha espera, para já não falar do vórtice de energia que a escola actual constitui. E tranquiliza-te: podem assaltar-te muitos sentimentos, mas não o de arrependimento quanto à escolha pela aposentação. Eu sei do que falo! Colinho, muito colinho para o baby!
Um grande abraço
Teresa
Querida A.
Foi com grande emoção que abri o teu mail pois, pelo título, já estava a antecipar o conteúdo.
Em primeiro lugar um grande abraço de parabéns. Sejas bem vinda ao clube das avós!
O teu Bernardo é lindo. Será um lugar comum dizer isto mas é o que sinto.. Aindo bem que o pior já passou. Imagino as tuas angústias.
A escola já não é a mesma com a quantidade de gente que se aposentou ou vai fazê-lo. Eu estou ansiosa por que chegue o fim do ano para me ir embora.
Este ano não tenho almoçado na escola e, tal com tu, sinto a falta das nossas conversetas e da troca de iguarias. Ainda não esqueci aquele cestinho que uma vez levaste com o doce e o pão.
Bem, vou deixar-te voltar para o Bernardo. Imagino que a tua vida gire agora em torno dele.
Um beijo,
Fernanda

terça-feira, 3 de março de 2009

Ida à Fnac

Como sempre venho de lá com uma pequena lista de títulos para juntar à enorme lista dos livros a comprar. Hoje comprei o último romance de Rosa Lobato Faria, "As Esquinas do Tempo", para oferecer. Ficaram-me debaixo de olho dois novos de Philipa Gregory, um de Gonçalo Cadilhe e um de Manuela Gonzaga, "Doida, não e não!" sobre a impiedade da lei dos bons costumes de que foi vítima Maria Adelaide Cunha, no princípio do séc.XX. E só reparei nestes porque só lá estive uns 5 minutos, graças a uma crise de coluna que começou ontem e esperemos que acabe rapidinho porque a minha Anocas precisa é de uma mãe qua a ajude, não de uma mãe achacada.

Anseios de uma ex-diabética

Depois de quatro episódios de hipoglicemia causados pela medicação prescrita, decidi dar-me alta de diabética! É que me parece que se não morrer da doença morro da cura, e sendo assim, prefiro morrer consolada. Vou continuar a ter algum cuidado com os doces e as gorduras porque, com diabetes ou sem eles, a verdade é que estou gordurosa e anafada (eufemismos, claro!Há palavras mais adequadas ao meu visual actual, mas muito antipáticas. Não preciso de espezinhar ainda mais o meu ego... Bem basta ver-me no espelho grande de Coimbra...) So,adorava ir a este sítio, repleto de doces tentações, um dia destes, mas quase de certeza que não vou porque não estou nada interessada em ir no fim-de-semana e nos outros dias já tenho coisas combinadas e certamente não teria companhia, e daí...talvez a Irene alinhasse. Ainda vou estudar melhor este assunto!

O dia-a-dia do "petit Prince"




Depois da tempestade vem a bonança... a Vó deu-me o biberão e adormeci no colinho dela. (Cortei-a da fotografia para não me estragar a minha sessão fotográfica. Quando for Grande quero fazer uma no Paparazzo!)